lekoleko
O continente asiático é palco de grande parte dos conflitos da atualidade. Tal fato decorre de diversos fatores, entre eles, podemos citar, a numerosa concentração de diferentes etnias civilizações que fazem questão de manter seus respectivos valores, costumes e culturas até os dias de hoje. Outro fator diz respeito aos conturbados processos históricos (incluindo as colonizações)e interesses econômicos e comerciais. Somando-se ao fanatismo religioso e o terrorismo que crescem, gradativamente, aliados à miséria e a pobreza, e ainda, a facilidade de obtenção de armas da extinta URSS. Além disso, existem envolvimentos de países do continente com o tráfico de drogas e de pessoas. E finalmente, a frágil ligação Oriente – Ocidente, o que justifica o elevadíssimo número de conflitos vivenciado, quase diariamente, pelos asiáticos.
A tensão na região da Caxemira:Desde que alcançaram a independência do domínio britânico em 1947, Índia e Paquistão se enfrentaram pela disputa da Caxemira. O primeiro confronto ocorreu em 1948 e foi encerrado no ano seguinte coma intermediação das Nações Unidas, que dividiu a Caxemira em duas partes: um terço para o Paquistão (Azad Caxemira) e dois terços para a Índia (Jammu-Caxemira, único Estado indiano de maioria islâmica).
Em 1965, resistências religiosas motivaram outro conflito entre hindus e muçulmanos paquistaneses pela disputa da região. Mediada pelos soviéticos, foi negociada uma trégua, e os dois Estados concordaram em retornar aos limites territoriais anteriores ao conflito. O governo de Islamabad intensificou sua luta pela Caxemira desde que foi forçado pela Índia a aceitar a independência do Paquistão Oriental (atual Bangladesh) no início dos anos 70.
Alguns dos conflitos mais importantes da Ásia:
Paquistão x Índia (cachemira)
Os Curdos
Iraque
Afeganistão
Tauani Borges, Jheronimo Ricardi, Thalya R, Suzi C. 103