Leitura um objeto de alfabetização
O presente estudo, por ser de caráter teórico, está sendo desenvolvido fundamentalmente por meio da análise de textos, ou seja, através da pesquisa bibliográfica, em livros, teses, artigos e todo tipo de material impresso referente ao assunto em questão.
Inicialmente, optou-se pelo estudo das obras de Jean Piaget, Emilia Ferreiro e principalmente Kétilla Maria Vasconcelos Prado, do qual espera-se conseguir o máximo de informações sobre o conhecimento e a aprendizagem e a forma como a criança constrói o seu conhecimento, a sua compreensão de mundo e principalmente como começa a dominar os códigos da escrita, enfim, como ela aprende a ler. Todos estes autores consultados, contribuíram muito com construção do nosso conhecimento sobre o assunto em foco, proporcionando um entendimento mais rico e significativo sobre a aprendizagem da leitura por parte da criança, sendo que todos os livros e/ou materiais consultados, utilizados ou não, serão devidamente descritos na seção voltada para as Referências Bibliográficas no término da redação deste trabalho.
O resultado deste estudo culminou no primeiro capitulo deste trabalho, o qual tem como título o termo: Concepção de conhecimento e aprendizagem no qual tece-se uma discussão fundamentada sobre o conceito, o processo e, dentro do que fora aprendido, todas as variáveis que envolve a construção do conhecimento por parte do aluno.
CAPITULO I
1.0 Concepção de conhecimento e aprendizagem
A leitura é uma habilidade que não se tem como transmitir de uma pessoa para outra, pois o seu domínio é individual e construído com a ajuda de muitos mecanismos internos e externos, mas acima de tudo é uma construção pessoal, que depende muito do empenho e da dedicação do sujeito aprendente.
Neste caso, convém, voltar um pouco a atenção para o que seja de fato esse “conhecimento” buscando definir o seu conceito e a diferença entre outro termo muito parecido no que se refere ao sentido da