Leitura dirigid
Texto produzido pela equipe de professores da USP, PUCSP, UNESP para o PEC.
Nome do texto: ``A noção de gênero’’
Páginas: 2
2- Resumo (aspectos históricos, políticos e econômicos)
Os gêneros são um elemento fundamental no processo de produção de textos, pois são responsáveis pelas formas que estes assumem. Qualquer manifestação verbal organiza-se, inevitavelmente, em algum gênero do discurso, seja linguagem escrita ou oral.
Os gêneros foram evoluindo ao longo do tempo. Com o passar dos anos, os gêneros foram sendo necessariamente alterados e criados.
São caracterizados pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas lingüísticas especificas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa em qualquer lugar.
Saber selecionar os gêneros para organizar um discurso implica conhecer suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação.
3- Aspetos pedagógicos (relação ensino/ aprendizagem – relação com conteúdos disciplinares)
Podemos notar que com o tempo e com as diversas épocas e sociedades, os gêneros foram mudando e se adequando.
Dessa forma, o autor define que gêneros de discurso são as maneiras com as quais organizamos um texto e suas formas estruturais.
O texto é direcionado a estudantes e professores, de maneira que sua relação de ensino tem a ver com o uso da linguagem entre o principio e os dias atuais da escrita. Mostrando uma mutação continua.
4- Mensagem do livro/artigo/capitulo do livro/texto.
O texto traz aos alunos, estudantes e professores, que quanto mais se conhece sobre os gêneros, maiores são as possibilidades de um discurso eficaz.
A proficiência de um aluno de Língua Portuguesa depende também do conhecimento eu ele tem sobre os gêneros e de sua adequação ás diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser