leitrua quimica
Força redutora deve ser interpretada como a tendência de um elemento sofrer oxidação, cedendo elétrons, provocando a redução em outra espécie química. Força oxidante é interpretada como a tendência de um elemento sofrer redução, recebendo elétrons, provocando a oxidação em outra espécie química. São transformações que envolvem a transferência de elétrons, e que ocorrem simultaneamente. Isto é, enquanto ocorre a oxidação, ocorre também a redução, e vice-versa. É característica dos metais ceder elétrons, caracterizando-os, em sua maioria, como agentes de força redutora, eles também possuem boa condutividade elétrica e de calor, geralmente apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusão e de ebulição e uma elevada dureza. A oxidação pode ocorrer sob três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Enquanto a Redução é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons.
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo relacionar as propriedades oxidantes e redutoras com alguns elementos químicos, associar as forças oxidantes e redutoras à energia de ionização e afinidade eletrônica. Discutir o caráter antioxidante da vitamina C.
MATERIAIS E REAGENTES
Vidrarias e Diversos: Béquer, proveta, pipeta, tubo de ensaio, lixa e piscete (contendo água destilada).
Reagentes: Sódio metálico, fita de magnésio, fenolftaleína, solução aquosa de cloro, solução aquosa de iodeto, solução etanóica de iodo e ácido ascórbico (vitamina C).
Procedimento Experimental
1ª Parte
1 - Em um béquer de 100 mL colocou-se 10 mL de água destilada e duas gotas de fenolftaleína.
2 - Tomou-se um pedaço de fita de magnésio e lixou-a, colocou-se a fita de magnésio limpa no béquer preparado no