Leis da gestalt
Unidade
A Lei da Unidade diz respeito à conceituação de um elemento, que pode ser construído por uma única parte, ou por várias partes que em conjunto constroem este elemento. Veja o exemplo abaixo:
O “T” é uma unidade visual contínua, que fecha em si mesma. Entretanto, o “E” é uma unidade visual composta por quatro partes, formando um só elemento.
Os elementos de uma imagem podem ter relações formais com elementos dentro do todo, formando subunidades. As partes podem ser percebidas por sua cor, textura, traçado, volume e/ou outros dentro de um mesmo elemento.
Uma unidade pode ser entendida como um único elemento, que se encerra em si mesmo, ou como parte de um todo. O círculo, por exemplo, é uma unidade que encerra em si mesmo, porém se ele tiver em seu interior algum desenho, esse interior será as subunidades.
Segregação
É a capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidades formais em um todo compositivo ou em partes deste todo, ao qual pode-se segregar uma ou mais unidades, dependendo da diferença dos estímulos produzidos pelo campo visual, e também estabelecer níveis de segregação, identificando apenas as principais partes de um todo mais complexo.
Unificação
É a igualdade ou semelhança dos estímulos produzidos pelo campo visual, quando fatores de harmonia, equilíbrio, ordenação visual e coerência da linguagem estão presentes. É a harmonia que um objeto transmite devido a sua forma que produz igualdade nos elementos que o compõe, sendo que quanto melhor for a organização dos objetos mais unificação tendem a obter. O efeito de unificação também transmite o equilíbrio. Assim como uma roda de bicicleta, harmonizada pela igualdade dos raios lado a lado, dando a sensação de unificação entre eles.
Fechamento
O Fechamento é a Lei da Gestalt que faz com que nosso cérebro produza contornos e/ou faça fechamentos que não existem. O que pode ser chamado de “Fechamento Sensorial da forma”.
Está