Lei de ohm
Engenharia Agroindustrial Industrias Alimenticias
CAMPUS – SAP
Determinação experimental da Lei de Ohm
1. Objetivo
O experimento tem como objetivo verificar a Lei de Ohm para um resistor ôhmico desconhecido, medindo a dependência da ddp em função da corrente aplicada, determinando o valor da resistência desconhecida.
2. Introdução
Em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, indica que a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I). Quando essa lei se aplica a um determinado resistor, este se denomina resistor ôhmico ou linear. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:
[pic]
Onde V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão) medida em Volts, R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms, I é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères.
A resistência elétrica (R) decorre de colisões dos elétrons com outros elétrons e com os átomos do material pelo qual a corrente elétrica circula. Em um bom condutor, como é o caso do cobre, há pouca resistência á passagem da corrente elétrica, e em um mau condutor, caso do concreto, há bastante resistência à passagem da corrente. O dispositivo que em um circuito elétrico tem apenas a função de oferecer resistência à passagem da corrente elétrica é chamada de resistor e é representado por:
[pic]
Figura 1: Representação de um resistor
A resistência elétrica é uma propriedade importante de muitos dispositivos. O filamento de uma lâmpada incandescente, por exemplo, nada mais é que um resistor que atinge uma alta temperatura com a passagem da corrente elétrica. Quando o que nos interessa é principalmente a resistência elétrica da lâmpada podemos representála como um resistor (figura 2). Este é um exemplo de como o diagrama serve para representar o fenômeno em que estamos interessados e não a forma física da montagem.
[pic]
Figura 2:A