Legenda no filme
Na janela principal do FormatFactory, arraste o arquivo de vídeo ao qual se deseja adicionar a legenda. Assim que soltá-lo, uma pequena janela é aberta, onde há várias opções de formatos. Esse passo é necessário, pois o FormatFactory converte o vídeo a fim de embutir a legenda, e ele suporta os mais populares formatos: AVI, WMV, MPG, MOV, FLV e MP4 (para dispositivos móveis), entre outros. Escolha o formato desejado e clique em “Configurações”.
Adicione a legenda
Na nova janela aberta, use o botão “+” para expandir as opções de cada área. Atente ao menu “Legenda adicional”. É aqui onde você indica o arquivo com o texto para o vídeo. Selecione o campo e clique em “...” para isso. O arquivo deve estar no formato SRT, ASS, SSA ou IDX.
Ampliar
Um bom recurso do FormatFactory é a possibilidade de ajustar o tamanho da legenda. São seis opções, que variam entre pequeno (“Small”), padrão (“Default”) e grande (“Large”). Veja abaixo uma comparação dos tamanhos de legendas oferecidos pelo programa:
Configure áudio e vídeo
Nesta tela, também se encontram configurações de qualidade para vídeo e áudio. A área “Video Stream” permite definir o codec que deve ser utilizado, tamanho do vídeo, taxa de bit, número de quadros por segundo (fps) e o aspecto. É importante deixar o tamanho do vídeo como "Padrão", para evitar distorções na imagem. Também é recomendado manter o fps como "Padrão" e o aspecto como "Automático". Ao marcar “Sim” em “Codificar em 2 passagens”, a qualidade do vídeo é garantida, porém a conversão leva o dobro do tempo.
Ampliar
Já a Área “Audio Stream” configura o áudio, permitindo a você escolher formato, taxa de amostragem, taxa de bit, número de canais e controle de volume. Também é possível, se for o caso, desativar o áudio.
Ampliar
Essas definições são simples para quem tem o hábito de editar e converter vídeos. Para quem não é acostumado, o melhor a fazer é deixá-las como padrão, para manter as definições do vídeo original, ou