Led cube
PROJETO LED CUBE
COLÉGIO EVANGELICO PANAMBI – CEP
Panambi – Junho de 2012.
INTRODUÇÃO
O QUE É O LED CUBE:
O LED Cube exprime a sua arte visual, através do conjunto de LEDs interligados, de forma a criar um cubo. Por sua vez, o cubo está ligado a um conjunto de microcontroladores que vão debitando instruções e ditando quando é que cada um dos LEDs deve acender e apagar. Apesar de ainda não ser um holograma idêntico ao que inconscientemente imaginamos (saído do nada), à que destacar, esta peça de tecnologia pela sua engenhosa construção. O efeito final é a ilusão de imagens 3D em movimento, dentro dos limites do LED Cube.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE UM LED CUBE:
Principio de Funcionamento de um LED Cube se da através da multiplexação que consiste na operação de transmitir várias comunicações diferentes ao mesmo tempo através de um único canal físico. O dispositivo que afeta este tipo de operação chama-se multiplexador (multiplexer ou apenas mux). Existem diferentes modos de efetuar a multiplexação. A emissão de luz em um LED ocorre quando há a passagem de um elétron da banda de condução do material semicondutor para a banda de valência. Quando ocorre a transição de um elétron de uma banda de maior energia para outra de menor energia há a emissão de energia, na forma de um fóton, ou seja, luz. O comprimento de onda da luz emitida, ou seja, sua cor depende do band gap do material. O band gap é a diferença de energia entre as bandas de valência e de condução do material. Quanto maior o band gap menor o comprimento de onda da luz emitida.
Multiplexação:
Multiplexar é enviar um certo número de canais através do mesmo meio de transmissão. Os dois tipos mais utilizados são: multiplexação por divisão de