Led's
Elementos de Física
Bruno Justino Nº Mec: 64226
Rodrigo Franco Nº Mec: 63783
Emanuel Pereira Nº Mec: 50748
T1C – P1
06-12-2011
Índice
Sumário 2
Introdução Teórica 3
Procedimento Experimental 4
Material Necessário 4
Diagrama do Dispositivo Usado 4
Realização Experimental 4
Cuidados a ter durante a experiência 5
Apresentação de Resultados 6
Tabela I 6
Gráfico 7
Análise de Resultados 8
Discussão e Conclusão 11
Bibliografia 12
Sumário
• O objectivo deste trabalho é conseguir calcular através da informação obtida por vários LED’s a constante de Plank e o comprimento de onda da luz emitida por um LED cor-de-laranja
• Obtivemos resultados pouco precisos, mas exactos.
Introdução Teórica
O primeiro LED da história surge em 1962 e é produzido nas instalações da General Electric por um dos seus engenheiros - Nick Holoniak Jr.
Os primeiros LED´s produzidos têm uma cor única - o vermelho.
Só alguns anos mais tarde surgem os LED’s nas cores verde e amarelo. Uma grande evolução tecnológica deu-se graças ás pesquisas de Shuji Nakamura que levaram ao desenvolvimento do LED azul, e graças a introdução desta tecnologia é que foi possível obter o tão desejado LED de cor branca, pela combinação das três cores básicas vermelho, verde e azul.
Um LED (Light-Emitting Diode) ou Díodo Emissor de Luz, é basicamente um díodo semicondutor que quando submetido a energia eléctrica emite radiação sob a forma de luz visível. Esta emissão de luz ocorre quando electrões transitam entre estados de diferentes energias ao passarem na junção entre os dois tipos (n e p) do material semicondutor de que é feito o díodo.
O led que utiliza o arsenieto de gálio emite radiações infravermelhas. Dopando-se com fósforo, a emissão pode ser vermelha ou amarela, de acordo com a concentração. Utilizando-se fosfeto de gálio com dopagem de nitrogénio, a luz emitida pode ser verde ou amarela. Hoje em dia, com o uso de outros