LEANDRO Composi O Do Pneu
Com a descoberta da vulcanização em 1839. R. W. Thompson posteriormente criou o pneu de borracha. No decorrer das décadas experiências foram realizadas para melhorar as características da borracha natural.
Conforme (KAMIMURA,2002), hoje os pneus, possuem vários componentes além da borracha sintética, por ser um produto fabricado para ter um longo tempo de vida, são projetados para durar em diversas situações. Apresentam estrutura complexa, com a finalidade de conceder as características ideais ao seu desempenho e segurança, feitos para serem indestrutíveis.
O pneu é formado, fundamentalmente por borracha natural e de elastômetros (borrachas sintéticas), para pneus radiais a composição é feita de negro de fumo 28%, borracha sintética 27%, borracha natural 14%, extender oil 10%, arame de aço 10%, produtos químicos 7% e fibras orgânicas 4% (ALMEIDA JUNIOR,2012).
O negro fumo com seu poder elevado de pigmentação, composto com as borrachas aumenta substancialmente a resistência, durabilidade e desempenho do pneu (BNDES,1998), essa mistura é amassada e levada a um molde e para a vulcanização, feita com temperaturas entre 120ºC e 160ºC, usa-se: enxofre, compostos de zinco, compostos ativadores e antioxidantes. Fios de aço são embutidos no talão, que se ajusta aos pneus, uma manta de nylon ajuda a reforçar a carcaça e a mistura de elastômeros é amassada com uma malha de arame de aço entrelaçada nas camadas superiores (ALMEIDA JUNIOR,2012). A figura abaixo mostra a estrutura do pneu:
Figura 1 -Estrutura do Pneu - FONTE: http://ctborracha.com/?page_id=8919
Figura 2 - Partes que compõem o pneu. FONTE http://base.repositorio.unesp.br/
Como podemos observar na figura 2, o pneu é composto por partes e são eles:
(1) – BANDA DE RODAGEM: parte do pneu que fica em contato com o solo.
(2) – SULCOS: cavidade que recortam a banda de rodagem na superfície.
(3) – OMBRO: parte do pneu entre a banda de rodagem e os flancos.
(4) – LONA DE PROTEÇÃO: parte