ldldldl
392 palavras
2 páginas
Primavera arabeTunisia
A Tunísia foi o primeiro país do norte da África a ter uma revolta popular contra o então governo ditatorial no poder.Os protestos se espalharam por outros países, como Egito, Líbia, Iêmen, Jordânia e Síria, o que deu início à chamada Primavera Árabe.
A Primavera Árabe, como o evento se tornou conhecido , foi provocado pelos primeiros protestos que ocorreram na Tunísia em 18 de Dezembro de 2010, após a auto-imolação de Mohamed Bouazizi, em uma forma protesto contra a corrupção policial e maus tratos.
Sem conseguir uma licença para trabalhar na rua, Mohamed fora, por anos, assediado pelas autoridades tunisianas: impossibilitado de continuar pagando propinas aos fiscais, acabou por ter sua mercadoria e sua balança confiscadas. A tragédia pessoal de Mohamed desencadeou os protestos que acabaram por provocar uma onda revolucionária que envolveu toda a Tunísia e espalhou-se pelo Mundo Árabe, do Norte da África ao Oriente Médio, atingindo países que, durante décadas, viveram sob ditaduras.
Até à data, as manifestações resultaram na derrubada de três chefes de Estado: o presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, fugiu para a Arábia Saudita , na sequência dos protestos da Revolução de Jasmim.
Revolução de jasmim
A revolução de jasmim ,também chamada revolução tunisiana(2010-2011), é uma sucessão de manifestações insurrecionais ocorrida na Tunísia entre Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011 que levou à saída do presidente da República, Ben Ali, que ocupava o cargo desde 1987. Os protestos na Tunísia prosseguiram ao longo de janeiro de 2011, estimulados por um excessivo aumento dos preços dos alimentos basicos, que veio a aumentar a insatisfação popular diante elevado desemprego, das más condições de vida da maior parte da população tunisiana e da corrupção do governo.Dado que na Tunísia não há registo de muitas manifestações populares, estas foram as mais “importantes” dos últimos 30 anos.
O presidente Zine El Abidine Ben Ali, no poder