Lazer
BRUNA KIOTHEKA
DEBORA WEISLA
EVELYN KAMILLA
ATIVIDADES FISICAS PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS
CURITIBA
2012
FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL - UNIBRASIL
ATIVIDADES FISICA PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS
Trabalho apresentado à disciplina de Atividades física para populações especiais no Curso de Educação Física como requisito parcial à obtenção de nota no 2° bimestre (4EDAN).
Prof.°: Mônica Delattre
CURITIBA
2012
INTRODUÇÃO
Nosso objetivo no trabalho não é discutir sobre o sedentarismo, e sim, apresentar o porquê é importante trabalharmos com populações especiais. Mas um dos grandes fatores que tem deixado a população se levar pela má qualidade de vida é o sedentarismo e isso não podemos negar e nem deixar passar em branco, pois o nosso objetivo enquanto profissionais de educação física é diminuir esse fator que tem sido tão preocupante para a saúde pública e torna-lo um diminutivo na nossa população. Qual a importância do profissional de educação física para a população especial ?
As facilidades do cotidiano, as mais variadas mudanças de vida, os hábitos alimentares irregulares, e os horários reduzidos para que a população possa preocupar-se com sua saúde, contribuíram para um estilo de vida sedentário esses e outros fatores causam inúmeras doenças como: diabetes, hipertensão, obesidade, síndrome metabólica, fibromialgia, artrite, doenças cardiovasculares, etc. sendo a atividade física um importante fator para o tratamento do paciente portador dessas doenças.
Segundo ALVES (2007) o educador físico tem por função avaliar as condições destes pacientes, elaborar um programa de atividades acessíveis ao grupo, devem estar atentos e sempre em busca de um melhor atendimento para essa população, que necessita de exercícios específicos e um acompanhamento diferenciado de acordo com a necessidade individual. O profissional de educação física deve estar sempre atualizando seus conteúdos e métodos