Layouts
APOSTILA DE RECURSOS E PROCESSOS PRODUTIVOS
JOÃO PESSOA
2012
SUMÁRIO
1 SISTEMAS E ESTUDOS DE LAYOUTS ................................................................. 2
REFERÊNCIAS ........................................................................................................... 6
2
1 SISTEMAS E ESTUDOS DE LAYOUTS
A disposição física dos recursos pode ser chamada simplesmente de
“Arranjo Físico”, ou “Layout”. É o estudo do melhor posicionamento dos recursos da produção e não apenas de máquinas como cita Russomano, pois este outro conceito afirma este fato. “O Arranjo Físico, ou o Layout, preocupa-se com a localização física dos recursos de transformação.” (PAIVA, 2005, p.10), pois a preocupação é em melhor localizar recursos sejam máquinas, humanos ou até setores completos.
Existem vários motivos para fazer um estudo de alteração de layout, porém, é necessário fazer uma análise precisa para alterar o layout de um determinado local. Um arranjo físico mal feito pode gerar prejuízos como por exemplo desprender altas quantias nas mudanças – pois existem layouts que necessitam mover máquinas de grande porte, e para isto, é necessário contratar empresas terceirizadas especializadas para fazer a mudança – baixa produtividade, produtos com má qualidade, chegando até afetar o rendimento do trabalhador.
Sobretudo, quando se pretende montar uma nova fábrica, aumentar o volume de produção com novos recursos ou até melhorar o rendimento de um determinado setor da produção é necessário fazer um estudo de layout.
Segundo Paiva (2005, p.10) o layout pode ser dividido em quatro tipos:
1. Posicional – Neste tipo de layout o que estar sofrendo a transformação fica parado e quem se move são informações, máquinas e pessoas. Este fato se deve por causa do tamanho ou peso do produto que deve ser muito grande e dificulta a locomoção, ou então muito delicado para se locomover. Neste tipo de arranjo físico podemos