Layout
2.5 Itens de Estoque
Os produtos com alto giro no depósito devem ser acondicionados mais próximos das saídas ou expedição, a fim de facilitar o acesso e reabastecimento e com ganho na produtividade. Da mesma maneira deve ser feita com os produtos de grande peso e volume. 2.5.1 Corredores
Os corredores dentro do depósito deverão ser de fácil o acesso e manuseio aos produtos. Quanto maior a disponibilidade de corredores maior será a facilidade de acesso.
2.5.2 Armazenagem
Armazenamento com prateleiras requer um corredor para cada duas filas de prateleiras. A altura e largura dos corredores são delimitadas pelos equipamentos de manuseio e movimentação dos produtos. A posição dos corredores é determinada em função das portas de acesso e da arrumação dos produtos. Entre os produtos e as paredes do edifício são exigidas passagens mínimas de 60 cm, para acesso às instalações e manutenção de equipamentos de combate a incêndio.
2.5.3 Portas de Acesso
As portas de acesso ao depósito são necessárias deixarem a passagem dos equipamentos de manuseios e movimentação de materiais. Quanto a sua largura como a altura devem ser corretamente dimensionada.
A área de embarque ou de expedição dos produtos deve ser planejada para facilitar as operações de manuseio, e diminuir o tempo de carga e descarga.
Perto ao local de embarque e desembarque ou de expedição deverá existir um espaço de armazenagem temporária para separar os produtos, conforme o tipo.
2.5.4 Prateleiras e Estruturas
Quando se tem prateleiras e estruturas no depósito, a altura máxima deverá ter como parâmetro o peso dos produtos. A extremidade das mercadorias deve se distanciar um metro das iluminações do teto ou dos sprinklers (equipamentos fixos de combate a incêndio) de teto.
Os produtos mais leves deverão