lava jato
Contas
Conta é o nome técnico dado aos componentes do patrimônio (bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido) e aos elementos de resultado (despesas e receitas).
É através das contas que a Contabilidade consegue desempenhar o seu papel. Por isso elas devem ser tratadas de forme especial pelos contadores. Todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, como as compras, os recebimentos, as vendas e recebimentos são registrados em livros próprios através das Contas.
A conta é composta de:
a) Título – que a identifica;
b) Débito – localizado do lado esquerdo;
c) Crédito – localizado do lado direito;
d) Saldo - diferença entre o total do débito e o total do crédito.
Classificação das Contas
As contas podem ser classificadas em:
Contas Patrimoniais
São as contas que nos referimos durante todos os exemplos até agora vistos. Representam os bens, direitos, as Obrigações e o Patrimônio Líquido. Compõem o Balanço Patrimonial e dividem-se em Ativo e Passivo.
Balanço Patrimonial
ATIVO
PASSIVO
Bens e Direitos
Obrigações
Caixa
Fornecedores
Banco
Impostos a pagar
Duplicatas a Receber
Mercadorias
Patrimônio Líquido
Veículos
Capital Social
Imóvel
Lucros Acumulados
As contas do Ativo são classificadas em ordem decrescente de liquidez (condição que o bem tem de se transformar em moeda corrente).
As contas do Passivo estão classificadas em ordem decrescente de exigibilidade, ou seja, as de maior prazo de pagamento vem por último.
Contas de Resultado
As contas de Resultado dividem-se em Receitas e Despesas. Aparecem durante todo o Exercício Social, encerrando-se no final do mesmo. Não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem apurar o resultado do exercício.
Exemplos de Receitas: Aluguéis ativos, desconto obtidos, Juros ativos, Vendas, Serviços, etc.
Exemplos de Despesas: Aluguéis passivos, água e esgoto, café e lances, Descontos concedidos, despesas bancárias, fretes e carretos, material de limpeza,