Laudo
TEMA: TRANSTORNO DE CONDUTA
LINK: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/657/672
ARTIGO ESCRITO POR MICHELLE MARQUES TEIXEIRA ORNELAS COM ORIENTAÇÃO DE SÉRGIO DE FREITAS OLIVEIRA ORIGINALMENTE EM PEDAGOGIA EM AÇÃO, V.1,N.1,P.1-14, JAN-JUN 2009 - SEMESTRAL
RESUMO:
O transtorno de conduta é um dos transtornos psicológicos mais freqüentes na infância e um dos maiores motivos de encaminhamento ao psicólogo infantil.
Está frequentemente integrado ao Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Emoções (ansiedade, depressão, obsessão-compulsão). Também se associa a baixo rendimento escolar e a problemas de relacionamento com colegas, trazendo limitações acadêmicas e sociais ao indivíduo.
Segundo Wajnsztein (2005), o tratamento de crianças com Transtorno de Conduta deve ser multimodal para ser útil e deve enfocar as vulnerabilidades médicas, psicodinâmicas, cognitivas, educacionais, familiares e ambientais de cada indivíduo.
No artigo, este Transtorno foi ilustrado com um estudo de caso de uma aluna do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental com o referido diagnóstico. Evitou-se citar nomes reais.
A família tinha vergonha do comportamento “grosseiro” da aluna com as outras pessoas e em lugares públicos. No entanto estavam preocupados com a aprendizagem e interação com outras crianças.
Logo no início das aulas, os professores perceberam um comportamento diferente dos demais colegas. Agredia fisicamente os colegas, era impulsiva, impunha suas vontades, não gostava de ser contrariada, respondia aos professores, falava palavrões, não aceitava carinho, não cooperava com os colegas, quebrava regras, tinha atitudes masculinas, tinha dificuldades de aprendizado, entre outros sintomas.
Algumas atitudes foram tomadas para tentar reverter a situação, tais como: mudança de casa, onde a aluna passou a ter um quarto só