LAUDO
Identificação
Nome: JP
Idade: 09 anos Escolaridade: Fundamental Incompleto
Autor: ALG
Interessado: Professor
Assunto: Avaliação Psicológica
Descrição da Demanda
Este laudo é decorrente de uma avaliação psicológica tendo o intuito de avaliar motivação para aprendizagem, foi requisitado pelo professor.
Procedimento
A aplicação do teste foi realizada em seção única, por meio do qual respondeu a Escala de Motivação Para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental (EMA-EF) que avalia a orientação geral para aprender de estudantes do ensino fundamental, baseada na teoria da Autodeterminação. Ela auxilia os profissionais a tomarem decisões sustentadas na avaliação da motivação para aprendizagem, por intermédio de um conjunto de questões que permite caracterizar o tipo de motivação do estudante (extrínseca ou intrínseca) em situações de aprendizagem.
Análise
A apreciação dos dados deu-se via correção do teste acima aludido. Foi possível apurar que o estudante obteve percentil 60 na subescala Motivação Intrínseca e percentil 20 na subescala Motivação Extrínseca, conforme as tabelas por ano escolar. Considerando-se os percentis obtidos nas duas subescalas, pode-se dizer que João Pedro é um aluno no qual se predomina a motivação intrínseca.
Na motivação intrínseca o lócus de causalidade é interno, sem origem em outras fontes, quando um indivíduo se engaja em uma atividade por iniciativa própria por achá-la interessante ou prazerosa. Portanto, seu interesse pela aprendizagem é espontâneo, decorrente de ausência de pressão e, expresso pela consciência da importância e do valor do estudo. Esse tipo de motivação tem sido associado à melhores resultados escolares, ao uso de estratégias de aprendizagem e, de processamento profundo da informação.
Como sua motivação intrínseca é predominante, João Pedro em geral, não visa o reconhecimento ou o recebimento de recompensas materiais ou sociais, revelando atributos, que podem favorecer uma aprendizagem de