Laudo de orientação profissional
O filme retrata a vida de duas mulheres, Julia e Julie. Julia é uma mulher americana, casada e que seu marido trabalha em cidades diferentes. Em 1948, Julia e o marido foram morar em Paris. Sem algo para se ocupar, Julia decide ir em busca de alguma atividade. Ela se matriculou em diversos cursos, mas aquele que mais se identificou foi o curso de culinária, pois tinha o desejo de aprender sobre a culinária francesa, além disso, Julia procurou pela cidade livros de receitas francesas com o idioma em inglês e sem sucesso, resolveu fazer o curso de culinária. Com o passar do tempo, Julia se entusiasma muito com o curso que, após terminá-lo, decidiu escrever um livro com suas receitas e apresentar um programa de televisão com o mesmo tema.
Após 50 anos, mostra a vida de Julie, uma mulher de 30 anos, frustrada com o trabalho e em busca de novos objetivos, decide criar um “blog” comentando suas experiências vivenciadas durante a elaboração de receitas inspiradas no livro e no programa de TV de Julia.
Segundo Dornelas (2001) existe dois tipos de empreendedorismo, o de oportunidade, que o empreendedor visionário sabe aonde quer chegar, cria uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscar para a empresa e visa à geração de lucros, empregos e riqueza. o segundo tipo seria o empreendedorismo de necessidade, em que o candidato a empreendedor se aventura na jornada empreendedora mais por falta de opção, por estar desempregado e não ter alternativas de trabalho. Neste caso, esses negócios costumam ser criados informalmente, não são planejados de forma adequada.
No caso das personagens do filme, os motivos para criarem o livro e o “blog” foram de necessidade, pois ambas não tinham uma visão empreendedora, não visaram lucros e nem empregos, além de não terem feito um planejamento para seus negócios.
Como é mostrado no filme, Julia tem características de empreendedora no momento que decide inovar ao