Lari
A escola clássica corresponde ao primeiro estudo da administração de forma estruturada. Este pioneiro rendeu a Escola Clássica elogios e criticas de forma ampla, sem possibilitar e receber uma análise mais detalhada de cada situação.
Ela se constitui de duas teorias da administração:
- Teoria da administração cientifica iniciada em 1903, sobre a liderança de Frederick Winslow Taylor, nos E.U.A.
-Teoria do processo administrativo, iniciada em 1906, sobre a liderança de Henri Fayol, na Europa.
A administração é um processo de uso dos recursos disponíveis e de atuação planejada, organizada, supervisionado e controlado, para alcançar os resultados previamente estabelecidos.
Razões do surgimento da Escola Clássica: Aumento da complexidade da Administração das organizações; Busca do maior rendimento possível proporcionado pelos recursos das organizações.
Não existe qualquer duvida de que o principal idealizador da Teoria da Administração Cientifica foi Frederick Winslow Taylor, ele começou a estudar na Escola de Direito de Harvard, mas nunca demonstrou qualquer vontade de trabalhar como advogado. Não se sabe a real razão pela qual Taylor envereda para a atuação profissional como operário de fábrica, durante quatro anos, foi torneio mecânico em uma fábrica de bombas hidráulicas, onde ele começou a constatar vários vícios de má administração, como: inexistência de orientações técnicas para os operários, falta de controle e sérias divergências entre os operários e os gerentes da fábrica. Ele se demitiu e durante 12 anos, trabalhou numa usina siderúrgica (Midvale Steel) onde ocupou o cargo de engenheiro-chefe ao longo dos seus 7 anos, em seguida ele trabalhou durante quatro anos, em uma grande fábrica de papel, transferindo-se, a seguir, para uma grande siderúrgica ( Bethlefem Steel).
Taylor realizava alguns trabalhos de consultoria e