laranja mecânica
Surgi então uma oportunidade para Alex, ele tem uma chance de ter sua pena reduzida. Ele é chamado a participar de um tratamento, um tratamento na verdade experimental realizado pelo Centro Médico Ludovico. O tratamento era realizado da seguinte forma: o paciente ficava preso em uma cadeira, com os braços amarados, e um aparelho nos olhos que faziam com que ele não conseguisse fechar os olhos. Alex foi obrigado a ver cenas, parecidas com a que ele fazia antes, de violência, estupro, assassinato, e ao mesmo tempo em que via essas cenas, era aplicado substancias em sua corrente sanguínea, que fazia com que ele sentisse um mal estar, um desconforto, que chegava e lhe causar náuseas.
A experiência realizada saiu bem sucedida ao ver dos médicos, foram realizados testes em Alex, e toda vez que ele via cenas de horror, ou de sexo, ele se sentia mal, e com náuseas. Alex foi condicionado a esse tipo de sentimento. O filme apresenta o modo de tratamento behaviorista, que se apropria apenas da observação do comportamento. Ao contrario da psicanálise, que busca a história do sujeito, a psicanálise utilizasse da pesquisa, ela busca a história de vida do sujeito, busca conhecer fatos da sua infância, a relação com os pais e família, tenta interpretar os sonhos e pensamentos do sujeito que vem do inconsciente.
O filme apresenta uma infração aos direitos humanos, pois Alex foi condicionado a ter um sentimento a certos fatos da vida,