Laranja Mecanica sobre um olhar Behaviorista
Curso -Administração de Empresas 1ro período
Matéria- Psicologia Aplicada
Aluna – Daniela Lins
Prof. Roberto
Laranja Mecânica sobre um olhar behaviorista
O filme Laranja Mecânica, narra a história de Alex, um adolescente inglês líder de um bando de delinqüentes, onde na madrugada, saem em busca de “ação,” promovendo diversas perversidades dentre elas assaltos, estupros, espancamentos, brigas ou ate mesmo assassinato. Atos feitos em clima de diversão e muito sarcasmo!!
Em uma dessas noite, ao assaltarem um hotel fazenda, em que Alex acaba assassinando a proprietária, o grupo, decide não mais acatar suas ordens, atingindo-o com uma garrafa, o deixam no chão sem chances de fugir da policia. A violência de Alex acaba se voltando contra ele, já que seus amigos utilizam dos mesmo métodos utilizados para o tirar do poder, lançando mão assim dos métodos coercivos que ele mesmo os ensinou.
A coerção é bastante visível no filme, mostrando claramente os efeitos gerados pelo controle da indução, inclusive a prisão para onde Alex é levado, utiliza dos métodos coercivos para manter a ordem.
Condenado a 14 anos de reclusão, apos 2, Alex quer ser “cobaia” num novo tratamento que promete ser revolucionário contra o mau comportamento, surge então a oportunidade de encurtar sua pena.
O tratamento consistia em condicionar o individuo a rejeição de qualquer comportamento que fosse anormal. Antes de assistir a uns filmes de violência explicita, um medicamento que causava náuseas e vômitos, era aplicado no paciente. Esse tipo de experimento é bastante parecido com o que Pavlov desenvolveu, sendo o cachorro seu “cobaia”. Ex: O medicamento que causava náuseas, apos o estimulo condicionado deu lugar as violências observadas nos filmes. Na experiência de Pavlov, o alimento causava a salivação, após o estimulo condicionado, o som da compainha fazia com que o cachorro salivasse.
Após o tratamento, era natural que Alex se sentisse mal todas