lapidaçao
Relatório
Vitória, 2009
Sumario
1. Introdução …………………………………………………………………………...03
2. Identificação da gema………………………………………………………....……..04
2.2 Descrição das características ópticas…………………………………………….04
2.3 Descrição das características físicas……………………………………………...04
3. Critérios sobre a escolha do formato e facetamento……………………………...05
4. Etapas da Lapidação ………………………………………………………………...06
5. Resultados……………………………………………………………………………..07
6. Conclusões e Recomendações……………………………………………………..08
7. Referências Bibliográficas…………………………………………………………09
1. Introdução
Lapidação é uma técnica muito antiga que prepara o material gemológico para adornar, tanto pessoas como ambientes. A lapidação na verdade consiste em um conjunto de técnicas sendo elas o corte, a formação e ou facetamento e o polimento, que tenham por objetivo melhorar o aspecto estético do material utilizado, cor, brilho e fenômenos ópticos como o chatoyancy, asterismo, labradorescência, opalescência as inclusões, entre outros que apresentam- se em alguns materiais, além do melhor aproveitamento do material bruto em questão de peso.
Será abordado neste a lapidação brilhante que foi executada em um topázio.
A lapidação brilhante que foi criada para o diamante no ano de 1919 por Marcel Tolkowsky, tem diversas variações sendo uma delas a trilhante /trilliant cut ou trillion que foi patenteada e projetada pó Henry Meyer Diamond Company de New York em 1962. neste relatório estaremos apresentando a lapidação brilhante, pois é preferencialmente feita nas gemas transparentes, por proporcionar maior brilho.
Contudo este relatório consiste na apresentação das atividades executadas nos laboratórios de lapidação de Gemas da Universidade Federal do Espírito, bem como descrição das etapas e a apresentação dos resultados obtidos.
2. Identificação das Gemas
2.1 Descrição das