laoera
3626 palavras
15 páginas
O Nascimento do Mundo ModernoExpansão comercial e marítima europeia
Na época em que Pedro Álvares Cabral chegou às terras que se tornariam o Brasil, a Europa passava por um processo intenso de transformações que conduziram algumas nações a uma verdadeira aventura pelos oceanos.
A partir do século XVI, especialmente, navios portugueses e espanhóis atravessaram os mares à procura de riquezas (como ouro, prata, diamantes) e produtos para serem comercializados (como especiarias, tecidos, alimentos e escravos). Nos dois séculos seguintes, esse processo consolidou-se, transformando os continentes americano, africano e parte da Ásia em territórios submetidos às necessidades e interesses da Europa.
Esse processo de expansão foi, ao mesmo tempo, uma atividade comercial e militar, financiada pelos Estados europeus e pelos setores mais dinâmicos da burguesia. Uma combinação satisfatória e lucrativa de interesses produziu uma forma bem organizada de controle sobre os diversos povos do mundo. Quando a diplomacia comercial não funcionava, entrava em ação a força militar, garantindo sempre condições vantajosas para os europeus.
Assim, regiões densamente povoadas e que possuíam Estados fortes e centralizados, como algumas grandes cidades da Índia ou o império chinês, conseguiam resistir e tornavam-se parceiros comerciais dos negociantes europeus. Mesmo assim, foram frequentes os confrontos militares, a tomada violenta de portos e entrepostos comerciais em cidades como Goa e Calicute.
Em outras regiões, como ocorreu em boa parte da África ao sul do Saara, os europeus construíam entrepostos fortificados nas regiões litorâneas. Pois, o vasto território não oferecia vantagens estratégicas, nem riquezas aparentemente compensadoras. Dos fortes litorâneos, os europeus negociavam com os grupos dominantes locais que lhes traziam produtos, como o marfim, ou escravos que eles dominavam no interior do continente.
Finalmente, no continente americano, a expansão europeia conduziu a