LalaM

562 palavras 3 páginas
PENSAMENTO SOCIAL
Antiguidade: Período histórico iniciado com as mais antigas civilizações e que se estende até a queda do Império Romano do Ocidente (séc. V):Período antropológico:
Sócrates e os Sofistas. Período sistemático: Aristóteles: o homem é um animal social. Discussão sobre a organização e sobre as formas de governo, sobre a organização da sociedade. Na antiguidade temos os primeiras formas ou modos de pensar a relação do homem como ser social.
Medieval: do século VI até o século XV ( mais ou menos) preocupação do homem e o divino. Sociedade: Agrária, organizada em estamentos, teocrática e fundiária.
Renascimento: (século XV) Maior intensificação da urbanização, aparecimento da burguesia, e do comércio. Nesse período há a retomada do espírito especulativo diante da natureza e do conhecimento. A própria história passa ser percebida como uma dimensão eminente humana. Aparece a defesa de um mundo laico e livre. O homem e a liberdade são repensados e são fonte de um novo pensamento social. A partir desse contexto foi possível vislumbrar a oposição entre indivíduo e sociedade, entre vontade individual e regras sociais. Temos a inauguração da ciência política com Maquiavel (1449-1492). Nacionalismo emergente associado com as monarquias, presente um sentimento de sujeição.
Ilustração: (Século XVII e XVIII). Movimento filosófico que sucedeu o Renascimento. Concebeu novas idéias de vida social e entendeu a coletividade como um organismo próprio. Passou a distinguir aspectos da sociedade como a indústria a cidade, o campo. O conceito como forma de organização política são cristalizadas na ilustração. O estado passa ser pensado como um organismo representativo da coletividade, independente dos cargos disponíveis, ou do modo como a sociedade está organizada.

Principal característica: princípio da representatividade política, que traz a necessidade de um aprofundamento sobre o entendimento da vida social, o que leva ao surgimento de teorias

Relacionados

  • RElatorio De Estagio 1
    3742 palavras | 15 páginas
  • Latour Jamais
    60565 palavras | 243 páginas