Lacraia ou Escolopendra
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Quilópodes
Ordem: Scolopendromorpha
Família: Scolopendridae
Género: Scolopendra
Características gerais:
Lacraias ou escolopendras são animais peçonhentos. Pertencem a classe dos Quilópodes que sã animais artrópodes de rápida locomoção, carnívoros e não se enrolam como os piolhos de cobra da classe dos Myriapoda que é também um dos subfilos dos artrópodes. Mas possuem características ao subfilo myriapoda. Existem cerca de 3 mil espécies de lacraia, dentre elas a lacraia gigante, a lacraia comum e a lacraia venenosa.
Características físicas:
O corpo é dividido com cabeça e tronco. Podem viver até seis anos. Podem medir de 5 a 30 cm de comprimento.
Corpo:
As lacraias são animais de corpo achatado e todo segmentado, sendo essa característica bem visível. O número de segmentos é variável. No primeiro segmento do corpo, após a cabeça tem um par de maxilípedes que são os ferrões.
Cabeça:
Na cabeça possuem um par de antenas sensoriais, que servem para perceber o que vem pela frente ou pelos lados. Possuem um par de olhos pseudofacetado ou seja, são animais geofilomorfos. Os ferrões estão nos maxilípedes ou "patas-maxilas" aos apêndices torácicos no caso dos artrópodes apêndices articulados. Esses apêndices tem como função a locomoção, podem estar adaptados a preensão das presas ou à própria ingestão. Esses maxilípedes é um par de patas adaptados como mandíbula inoculadora de veneno também chamada de forcípulas.
Tronco:
Seu tronco é formado por numerosos segmentos, cada um com um par de pernas articuladas. As patas de cada segmento não se movem simetricamente, mas sim num sistema geral, no qual um grupo de patas produz apenas um apoio e empuxo, o que faz com que o animal seja ainda mais rápido. As pernas anais, encontradas no último segmento do tronco, não apresentam função locomotora mas sim de defesa, ataque ou sensitiva, podendo ter formas de pinça ou de antena.