Laboratório
Determinar o coeficiente de dilatação linear de uma barra metálica.
2. Procedimento experimental No experimento foram utilizadas duas hastes de metal, uma de cobre e outra de aço. De um recipiente contendo água fervente foi conectada uma mangueira que conduzia o vapor de água até um tubo de metal que portava a haste.
Com o auxílio de um micrômetro foi medido o comprimento inicial da haste metálica de forma que, para aumentar a precisão, encostou-se o bico do medidor na barra, fazendo com que, a partir do mínimo contato ascendesse uma lâmpada indicando o momento certo de realizar a medição.
Um termômetro foi acoplado ao tubo de metal e assim foi medida a temperatura inicial do sistema. Com o vapor de água em trânsito pelo tubo esperou-se a temperatura estabilizar e dessa maneira determinou-se a temperatura final do sistema.
Por fim, novamente com o auxílio do micrômetro e a partir do momento em que a lâmpada ascendia mediu-se o comprimento final da barra metálica.
2.1 Material utilizado
- Aparelho de expansão linear
- Fonte de tensão
- Hastes de metais
- Tubo
- Termômetro
- Trena
- Caldeira
- Aquecedor elétrico
- Copo
- Mangueiras.
3. Resultados
3.1 Condições operatórias e resultados O experimento foi realizado no laboratório de física experimental da universidade federal da Paraíba, a temperatura ambiente, numa mesa plana e com boa iluminação. 3.2 Resultados experimentais
Para a barra de cobre:
L0 = 60cm ; L1= 0,460cm ; L2 = 0,545
T0 = 25ºC ; T = 98ºC
Para barra de Aço:
L0 = 60cm ; L1= 0,769cm ; L2 = 0,776cm
T0 = 25ºC ; T = 97ºC
3.3 Tratamento dos resultados Coeficiente linear teórico do cobre = 17 x 10 -6/ºC
Experimentalmente:
Como = (ΔL)/ LoΔT = (0,085)/(60 x 73)