Laboratório de Química
1 ) Os equipamentos de proteção individual – EPIs – destinam-se à proteção do indivíduo que estiver realizando ou exposto a atividades especificas, para prevenir ou atenuar lesões decorrentes de acidentes. Estes devem ser utilizados em atividades experimentais realizadas no laboratório ou de campo. O EPI mais importante em laboratório é o jaleco (avental). Imprescindível, seu uso rotineiro é obrigatório.
Quais as prerrogativas que esse EPI deve atender para uso nas aulas práticas. O jaleco que você usa nas aulas está adequado as normas de segurança? Justifique sua resposta.
Vários critérios devem ser observados e levados em consideração para que esse equipamento de proteção individual exerça e atenda as funções de modo seguro. O jaleco deve ser usado fechado sobre vestimentas adequadas ao trabalho em laboratório (calça comprida, sapato fechado com solado antiderrapante); Deve ser de algodão (100%) por ser consumido ao reagir com ácidos e bases (o que não ocorreria com material sintético), diminuindo a quantidade que eventualmente possa entrar em contato com a pele; Deve ser comprido e de mangas longas para proteger punhos e braços e deve ser de cor clara para reduzir a absorção de calor.
Sim, o jaleco que utilizo nas aulas de laboratório está adequado, pois atende a todas às normas de segurança exigidas.
2 ) Com relação à vidraria de laboratório, devem-se considerar algumas especificidades. Esta é normalmente constituída de vidro borosilicato, material de grande resistência a choques térmicos e ataques de agentes químicos. Entretanto, esse vidro tem espessura menor do que utensílios domésticos, tornando-se menos resistentes a esforços mecânicos.
Realize uma pesquisa sobre materiais vítreos, e mostre para o do tipo borosilicatos as variações composicionais e o método de produção dos mesmos. Faça uma comparação de suas propriedades mecânicas e condutoras (térmicas e elétricas), com vidros comuns (feitos com sílica e óxido de sódio).