Laboratório de permeabilidade - caminho de percolação
2 Introdução 2 2.1 Percolação 2 2.2 Efeito Areia Movediça 2 2.3 Coeficiente de Permeabilidade 2 3 Objetivo 3 4 Equipamentos 4 5 Preparação do Corpo de Prova 5 6 Procedimento de Ensaio 6 7 Cálculos 7 8 Resultados 8 9 Anexos: Exemplos de Referência 9
Introdução
Percolação
É a passagem lenta de um líquido através de um meio filtrante (solo), também funciona como método de extração ou purificação por meio de filtro, utilizamos isso no nosso dia-a-dia, por exemplo quando preparamos café, fazendo a água quente passar por ele em um percolador (o filtro de papel).
Efeito Areia Movediça
Ao contrário da imagem criada pelos filmes de cinema, no entanto, ninguém desaparece dentro da areia movediça. A ocorrência da areia movediça dá-se quando finas e soltas partículas de areia são submetidas a um fluxo ascendente de água, que preenche os espaços entre os grãos, reduzindo o atrito entre eles, o que faz com que a areia se comporte como um líquido. Um solo arenoso pode ser encharcado e se tornar uma “Areia Movediça”. A viscosidade da areia movediça diminui e qualquer coisa apoiada neste solo, pode ser tragada, fazendo com que a estrutura tenha avarias ou ate mesmo venha a ceder.
Coeficiente de Permeabilidade
Mede como um fluido escoa através de um meio poroso (solo), ele depende do grau de saturação, viscosidade, índice de vazio, tamanho e forma das partículas, etc. A velocidade de percolação é proporcional ao gradiente hidráulico, é muito importante em drenagens, rebaixamentos de nível d’água e é crucial em cálculos de recalques do solo.
Objetivo
Realizar um método direto, o que viemos fazendo em sala de aula com fórmulas matemáticas, agora no laboratório através de um permeâmetro, para a obtenção do coeficiente de permeabilidade, observando a deformação de solos, possibilitando presenciar o Efeito Areia Movediça.
Equipamentos
* Balança;
* Permeâmetro;
* Destilador e Deaerador de água;
*