Laboratório de eletrônica industrial
Laboratório 01 - Funcionamento do SCR
Introdução
Esse componente funciona como "chave" que permitem ou não a passagem do sinal elétrico.
O SCR possue 3 terminais, dois são ligados no circuito elétrico e também funciona como uma chave aberta, e quando um nível de tensão é aplicado no terceiro terminal, os outros 2 funcionam como uma chave fechada. São bastante usados em fontes chaveadas, dimmer para controle de iluminação de lâmpadas e circuitos que necessitam de controle de corrente.
O desligamento de um SCR é chamado de Bloqueio ou Comutação. O SCR é uma chave deretenção, ou seja, uma vez disparado e conduzindo, o gatilho perde o controle. A única forma debloquear um SCR é reduzir a corrente de ânodo IA para um valor menor que o valor da correntede manutenção IH durante um certo tempo. Este é o tempo necessário para o desligamento doSCR,
Diodos e SCR’s somente bloqueiam quando praticamente é extinta a corrente entre ânodo-cátodo e não por aplicação de tensão reversa.
Para um SCR comutar, ou seja, passar do estado de condução para o estado de não condução, a Corrente de Ânodo IA deve ser reduzida a um valor abaixo do valor da corrente de manutenção IH, durante um certo tempo.
Objetivo
Entender o funcionamento do SCR
Entender como é executada os dois métodos basicos da comutaçao
Avaliar o efeito produzido na comutaçao com bloqueio e em conduçao
Materiais
Fonte de alimentaçao regulavel - 17549272
Multímetro Digital com respectivos cabos – 17569435
Protobord - 1721974
SCR TIC106D
RESISTOR 1,2K
LAMPADA
POTENCIOMETRO
Procedimentos
Montou-se o circuito abaixo e foram realizadas as medições solicitadas do SCR .
5,99V (antes do disparo)
0,84V (depois do disparo)
“Com o circuito montado observou-se um comportamento anormal do mesmo devido a um erro de montagem. Após correção da anormalidade foram realizadas as medições no circuito..etc.”
Conclusão
Ao montarmos