Laboratório de ciências
Pós – Graduação Lato-sensu
Curso: Especialização em Ensino de Ciências
Pós-graduanda: Marta Carolina dos Santos
Laboratório de Ciências: desenvolvendo a cognição através da prática experimental
1.Apresentação
1.1.Introdução
O presente trabalho apresenta um relato de experiência baseado no material de apoio didático do IFSC: Tópicos Especiais em Ciências II: técnicas de ensino e laboratórios. Neste relato apresenta a abordagem teórica sobre o Laboratório de Ciências, a organização do ambiente, sua função e importância na aplicação de atividades que envolvem a observação e a ação sobre o meio para o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, além da aprendizagem de conceitos e conteúdos relacionados ao estudo do meio ambiente. A escola, ao qual, foi aplicado o trabalho pertence à rede municipal de ensino na cidade de Blumenau. A E.B.M. Francisco Lanser está localizada no bairro Tribess e acolhe 696 alunos matriculados no Ensino Fundamental.
2.Objetivo
O relato de experiência apresentado neste trabalho, tem como objetivo, relacionar a importância de utilizar um espaço específico para práticas de experimentos com elementos da natureza, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo das crianças dos anos iniciais, incentivando a pesquisa, a investigação, a observação e a análise.
3.Pressupostos Teóricos
3.1. Um Ambiente para Experimentar a Natureza Segundo BRAGA e RIBEIRO (2011), o Laboratório de Ciências é um ambiente que envolve planejamento. A organização do espaço, a construção, os materiais que o compõem e as condições de segurança devem ser discutidas com o coletivo da escola, a fim de proporcionar a adequação deste ambiente. Os autores afirmam que um laboratório baseado no ensino tradicional, as bancadas de trabalho são direcionadas para o professor. Um laboratório baseado em uma proposta interacionista, as bancadas estarão dispostas para trabalhos em grupos, permitindo a