laboratóia 3 desenvolvimento motor
1223 palavras
5 páginas
Disciplina: Desenvolvimento MotorProfessor: Wagner Campos
Alunos:César Kenji
Gilson Litka
Gustavo Zaniol
Relatório de Laboratório 3
Curitiba
Novembro de 2014
Introdução A partir de algumas análises sobre alterações em algumas capacidades físicas, como a resistência, a força e a flexibilidade, ocorridas com a idade, foi possível fazer uma relação dessas variáveis ao desenvolvimento das habilidades motoras e desportivas, possibilitando assim aos integrantes do grupo, obter um conhecimento teórico e prático referente a todos os assuntos abordados, para que a partir disso, possamos nos desenvolver profissionalmente e individualmente como pessoas, reconhecendo a importância do desenvolvimento motor em nossa sociedade. O estudo do desenvolvimento motor perpassa os campos da fisiologia do exercício, biomecânica, aprendizado e controle motor, assim como os campos da psicologia do desenvolvimento e da psicologia social. (Thomas e Thomas, 1989). Identificação das Variáveis Variáveis Independentes: As variáveis que independem para a obtenção do resultado seriam os testes efetuados, sendo eles,teste de preensão manual, teste de legers e de flexibilidade.Também se encaixam aqui os cinco cálculos efetuados com os dados adquiridos com o teste.
Variáveis Dependentes: As variáveis dependentes correspondem aos gêneros (homem – mulher) e a idade dos indivíduos (criança – adulto).
Metodologia
Todos os seguintes testes feitos e dados apresentados referentes aos adultos foram coletados de alunos de graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Paraná. Já os dados das crianças, não foram necessários fazer suas coletas, pois estes foramadquiridos diretamente do professor da disciplina. Potência Aeróbia (VO2 máx): Esse teste foi realizado utilizando o teste aeróbio de Léger, que é um teste de vai e vem (shuttlerun). A cada sinal, o avaliado deve ter atravessado a linha pontilhada demarcada a 2 metros antes das linhas finais dos 20 metros, a