laboratorio
CURSO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
Profª: Dione Silva Correa
RELATÓRIO
PRÁTICA Nº: 5
TEMA DA PRÁTICA: Cálculo Estequiométrico.
DATA DA PRÁTICA: 28/04/2014 DATA DA ENTREGA: 05/05/2014
INTEGRANTES DO GRUPO:
Beatriz Okamoto
CGU: 60174810
Cálculo Estequiométrico – Reagente em Excesso
1. Objetivo Observar o comportamento de uma reação química, em relação ao produto final, quando se altera a quantidade relativa dos reagentes. Também determinar o número de mol de um sal experimentalmente, utilizando cálculos estequiométricos.
2. Resumo
Nesta experiência serão preparadas soluções de nitrato de chumbo, Pb(NO3)2 e de iodeto de Potássio, KI, ambas de concentração conhecida de 0,5 M. Você observará os resultados obtidos quando são misturados entre si diferentes volumes dessas soluções.
A partir dos volumes relativos das soluções usadas, de suas molaridades e das massas dos precipitados formados, será possível determinar o número de mol das substâncias envolvidas na reação:
Pb(NO3)2 (aq) + 2 KI (aq) PbI2 (s) + 2 K(NO3) (aq)
3. Introdução
De um modo geral, usamos o termo concentração de uma solução para nos referirmos a qualquer relação estabelecida entre quantidade do soluto e quantidade do solvente.
Solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias. A substância presente em maior quantidade é denominada solvente, e as outras substâncias na solução são conhecidas como soluto e dizemos que estão dissolvidos no solvente. O comportamento da solução geralmente depende da natureza do soluto e da sua concentração.
Um método de preparar soluções de concentração desejada é realizar a pesagem de certa massa de substância e conveniente diluição. Tais substâncias devem obedecer a uma série de exigências, mas são poucas as que as cumprem totalmente. Estas substâncias são denominadas de substância padrão primárias e possuem grau de pureza superior a 99,95%, devem ser