Laboratorio
Turma 1 Nome RA
Universidade Paulista – UNIP
Campus Ribeirão Preto
INTRODUÇÃO
A medição de vazão inclui no seu sentido mais amplo, a determinação de quantidades de líquidos, gases e sólidos que passa por um determinado local na unidade de tempo; podem também ser incluídos os instrumentos que indicam a quantidade total movimentada, num intervalo de tempo.
A quantidade total movimenta pode ser medida em quantidades de volume (litros, m³, cm³, mm³, galões, pés cúbicos) ou em unidades de massa (g, kg, toneladas, libras). A vazão é dada por uma das unidades acima, dividida por uma unidade de tempo (litros/min, m³/hora, galões/min).
Neste experimento calcularemos a vazão da água em um reservatório com um certo volume, contando em um cronômetro quanto tempo a água demora para atingir um determinado volume dentro deste recipiente dividindo a quantidade de litros pelo temo em segundos, ou seja Q= volume/tempo. Lembrando que a vazão que resultar, é dada em L/s.
OBJETIVO
Colocar em pratica a teoria vista em aula, verificando que a vazão é o volume de agua encontrado dividido pelo tempo marcado no cronometro, e com as formulas determinar 6 vazões diferentes e encontrar a média entre elas.
EQUIPAMENTOS
Tanque de acrílico com marcações em Litros;
Cronometro digital simples com precisão de 1/100 segundos;
Água.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1º - Abrir a tampa que permite o enchimento do reservatório;
2º - Cronometrar o tempo em que a agua demora até atingir determinado ponto;
3º - Esvaziar todo o reservatório;
4º - Repetir o procedimento 1, 2 e 3 por 8 vezes;
5º - Excluir a maior e menor vazão;
6º - Realizar os cálculos, determinar a vazão de cada medida marcada e encontrar a vazão média entre elas.
7º - Representar graficamente todas as 6 vazões.
FOTOS