laboratorio
1)
Como já estudado na disciplina de Termoquímica e Equilíbrio, aula 02, a relação entre temperatura e pressão é uma relação linear e por isso podemos utilizar a equação da reta com formato:
; onde:
Expressando esta equação em termos das variáveis temperatura e pressão, temos:
Observe que as substituições na equação somente podem ser feitas quando soubermos quem é a variável dependente e quem é a variável independente. Como a variação de temperatura implica variação na pressão então a temperatura é a variável independente e a pressão é a variável dependente.
Escolhendo, o primeiro e último ponto, podemos encontrar a inclinação da reta.
Mas lembre-se que esta escolha é arbitrária e que você poderia escolher qualquer outro.
Para encontrarmos o valor do coeficiente linear basta apenas substituirmos na equação da reta o valor da inclinação encontrado e qualquer um dos pares pressão e temperatura da tabela. Então escolhemos T= 40 °C e p= 0,132 atm
Figura 1 - Formato de gráfico da auto-avaliação 01
2)
Neste exercício é fácil identificar qual a variável é dependente e qual a variável é independente, pois o valor da frequência somente é encontrado a partir do valor do comprimento de onda fornecido na tabela. Logo a freqüência é a variável dependente e o comprimento de onda a variável independente.
Figura 2 - Formato de gráfico da auto-avaliação 02
3) ( 3 ) Determinado pela seleção de dois pontos quaisquer na reta cuja diferença nos valores e posterior razão dessa diferença fornece o ângulo dessa reta com o eixo horizontal (abscissa).
( 5 ) Utilizado para colocar os dados da variável independente.
( 4 ) Utilizado para colocar os dados da variável dependente.
( 1 ) Utilizada quando os dados de um experimento plotados em um gráfico apresentam uma linha reta.
( 2 ) Ponto que intercepta o eixo y e tem x=0 (zero).