laboratorio
A execução desse tipo de estaca compreende a seguinte seqüência: perfuração auxiliada por circulação de água, instalação da armadura, preenchimento do furo com argamassa, e remoção do revestimento e aplicação de golpes de ar comprimido. A perfuração, executada na vertical ou inclinada por equipamentos perfuratrizes, é realizada por rotação de tubos rosqueados à medida que a perfuração avança, sendo a tubulação posteriormente recuperada. Para possibilitar a perfuração dos mais diversos materiais (alvenaria, concreto ou rocha), utilizam-se martelos de fundo acionados por ar comprimido.
Após a perfuração atingir a cota de projeto, instala-se a armadura com o auxílio do guincho auxiliar da perfuratriz. Uma vez instalada a armadura, é introduzido o tubo de injeção até o final da perfuração para proceder à injeção, de baixo para cima, até que a argamassa extravase pela boca do tubo de revestimento, garantindo-se assim que a água ou a lama de perfuração seja substituída pela argamassa. Esta é confeccionada em misturador de alta turbulência, geralmente acionado por motobomba, para garantir a homogeneidade da mistura.
Completado o preenchimento da argamassa, é rosqueado na extremidade superior do revestimento um tampão metálico ligado a um compressor para permitir aplicar golpes de ar comprimido durante a extração do revestimento. À medida que os tubos vão sendo extraídos, o nível da argamassa vai abaixando, necessitando ser completada antes da aplicação de novo golpe de ar comprimido.
O uso da estaca raiz é indicado em casos como reforço de fundações, fundações de obras