laboratorio
A padronização de uma solução é necessária, pois é importante que se conheça com exatidão a sua concentração, para tal utiliza-se o método da comparação ( procedimento de titulação). As titulações estão entre os procedimentos analíticos mais exatos.
As titulações são amplamente utilizadas em química analítica para determinar ácidos, bases, oxidantes, redutores, íons metálicos, proteínas e muitas outras espécies. As titulações são baseadas em uma reação entre o analito e um reagente padrão conhecido como titulado.
2) NaOH + HCl - NaCl + H2O
3) A mudança de cor, resultante da conversão entre a forma ácida e a forma básica, ocorre devido à alteração da estrutura molecular do indicador, que é provocada pela entrada ou saída do proton (H+). Consequentemente, a modificação da estrutura do indicador leva a que seja absorvida luz com diferente comprimento de onda, o que origina cores distintas para cada uma das formas.
4) ácido clorídrico é largamente utilizado para a titulação de bases. As soluções diluídas desse reagente são estáveis indefinidamente e não causam reações indesejáveis de precipitação com a maioria dos cátions[1]. Neste experimento preparamos e padronizamos uma solução de HCl para determinar sua concentração, após ser padronizada essa solução poderá ser usada como solução padrão para futuras titulações.
Palavras-chave: ácido clorídrico, preparação de soluções, padronização de soluções, solução padrão.
Introdução
Em química a quantidade de soluto dissolvido numa unidade de volume ou de massa de solvente se denomina concentração. A concentração é expressa, comumente, em mol do soluto por litro da solução; esta concentração é a molaridade da solução[2].
As substâncias químicas podem ser classificadas como soluções de reagentes com concentração aproximada ou como soluções padrão e estas por sua vez se classificam como padrão primário ou padrão secundário.
Um padrão primário é um composto altamente purificado que serve como