Laboratorio
O Assistente social na Educação
Rosana Guerra RA - 190782
Queila Carla Reis RA - 189398
Valdelice Laudano RA - 186041
Pólo: Lauro de Freitas- Bahia
O Assistente na Educação
Principais desafios em sua atuação profissional.
É notável a grande necessidade da inserção do assistente social na área da educação, apesar de ainda não aprovado o projeto de lei que torna obrigatória. É cada vez mais crescente a presença desses profissionais na área educacional, pois muitos Municípios e Estados mediante sua competência de legislar sobre o assunto criam leis que regulamentam o Serviço Social na educação, bem como algumas Organizações Não Governamentais em parcerias com Municípios utilizam o trabalho de assistentes sociais e outros profissionais, que em parceria com os profissionais da educação possibilitam uma transformação na vida da comunidade escolar na qual eles estão inseridos.
Através do estudo de algumas experiências desses profissionais, o presente trabalho pretende contribuir para a percepção da importância da atuação dos assistentes sociais nas escolas. O fator que nos levou a desenvolver sobre o tema foi o de possibilitar ao leitor uma reflexão sobre a importância dos principais desafios a serem enfrentados pelos profissionais do Serviço Social na educação. Para a composição do presente trabalho, foram realizadas pesquisas na internet, livros e Slides que tratam sobre o tema.
A presença do assistente social na Política de educação na atualidade se faz indispensável, através da sua função de amenizador e mediador, considerando as expressões da questão social refletivas na educação e na demanda de um profissional referencial nesta política social, o qual possa atuar na garantia dos direitos sociais, trabalharem na perspectiva de gestão democrática e emancipação e autonomia dos sujeitos. Conforme o artigo 205 da Constituição Federal, a educação é um direito garantido a todos os brasileiros,