Laborat rio QGE Eletr lise

1557 palavras 7 páginas
I. Objetivo e Introdução

Objetivo
Estudar experimentalmente a eletrólise de uma solução.

Introdução
A eletrólise é uma reação não espontânea provocada por corrente elétrica contínua proveniente de um gerador (bateria), pela Lei de Faraday “ao passam uma corrente elétrica através de uma interface "metal ou eletrólito", ocorre à reação química de oxidação e redução na solução ou espécie". “No processo há transferência de elétrons diretamente na interface entre dois elétrodos polarizados em cátion “íon de carga negativa” onde ocorre a redução e ânodo “ íon de carga positiva " onde ocorre oxidação, na solução (interface) é um composto iônico que sofre a dissociação do íons, que vão para os polos "cátion e ânodo" dos elétrodos e o composto é separado em duas substâncias iônicas, todo esse procedimento realizado em um circuito elétrico fechado, que existe um fluxo de corrente (elétrons) começa em fonte geradora passa por um conduto elétrico para o eletrodo cátion e vai a solução iônica (eletrólito/interface), passa para outro eletrodo ânodo para conduto e volta a fonte geradora,a reação de oxi-redução acontecer um cuba eletrolítica( célula eletrolítica), que pode ser por exemplo um Becker, uma ilustração abaixo do circuito.

Os principais componentes da eletrólise:
Fonte geradora: Bateria, gerador etc.. São os que produzem a corrente elétrica continua e voltagem suficiente para provoca à reação.
Condutores: Fio de cobre e outros metais ou não-metais, que ajuda na passagem de elétrons no circuito.
Elétrodo: São polos em que neles ocorre uma transferência de elétrons entre no meio no qual está inserido, são feitos de um composto inerte como grafite e platina que não reagem com solução eletrolítica.
Solução eletrolítica: São feito compostos iônicos ou um mistura de composto molecular em solução iônica.
Tipos de eletrolise:
Eletrólise Ígnea
É uma eletrólise onde não há presença de água, onde tem metais e não-metais iônicos que são fundidos com a transferência de

Relacionados