lab fisica hookie

658 palavras 3 páginas
Introdução:
Todo material sobre o qual é exercida uma força, sofre uma deformação que pode ou não ser observada. A lei de Hooke descreve a força restauradora que existe nos materiais quando são deformados, comprimidos ou distendidos. Apertar ou torcer uma borracha, esticar ou comprimir uma mola, são situações onde é fácil notar a ocorrência de deformação. Mesmo ao pressionar uma parede com a mão, tanto a mão como o concreto sofrem deformações, apesar de não serem facilmente visualizados.
Quando forças externas atuam em um corpo sólido, a deformação resultante do corpo depende tanto da extensão no material, da direção e o tipo de força aplicada. O material é chamado de elástico quando recupera a sua forma original, após a remoção da força externa aplicada sobre ele.
Pela lei de Hooke, a cada esforço F realizado numa mola helicoidal cilíndrica fixa por uma das extremidades corresponde uma deformação proporcional x. À constante de proporcionalidade k dá-se a denominação de constante elástica das molas (F = k.x).
A constante elástica depende do material de que a mola é feita e das suas características geométricas.
Objetivos:
Aplicar o conceito de propagação da incerteza de erros nos cálculos envolvidos para tornar os resultados mais próximos da realidade.
Determinar a constante elástica da mola utilizada no experimento.
Encontrar a equação linear da forma y = ax + b.
Materiais Utilizados:
1 mola de 9mm de diâmetro
1 porta peso de 10g
5 pesos de massas de 50g
1 suporte
1 cilindro com furo
1 régua milimetrada
Experimento:
Inicialmente, foi medida a massa do suporte para massas com o auxilio da balanca e identificado a incerteza da mesma. Em seguida, mediu-se o comprimento da mola em seu estado natural, sem deformações, graduado na escala do suporte com o auxilio de uma régua para obter a medicao. Foram utilizados massas aferidas e o suporte para massas para faze-la. No total foram feitas cinco medições para cada uma das massas distintas.Com a medicao

Relacionados