LAB EXP 2
LARISSA WALZBURIECH; MANUELA DE ALMEIDA
EXPERIÊNCIA Nº 2: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LIQUIDOS E SÓLIDOS.
FLORIANÓPOLIS – SANTA CATARINA
03/09/2014
MATERIAIS UTILIZADOS
Picnometro 5ml
Agua deslitalada
Balanca de precisão
Acetona
Termometro
Sacarose
Poliestireno
Tubo de ensaio
Bequer
CONCLUSÃO
O ponto de fusão pode ser definido como a passagem de calor, do estado sólido para o estado líquido, se mantendo constante durante todo o processo de fusão. A energia fornecida ao método durante a fusão é utilizada para romper as ligações intermoleculares, no caso se a interação for muito forte a temperatura será maior. A pureza de uma substância também influi altamente no valor de seu ponto de fusão, podendo reduzí-lo ou aumentá-lo.
INTRODUÇÃO
A partir desse experimento será possível aprender a identificar a temperatura de fusão de uma substância. Sendo assim, com materiais disponíveis, e com o conhecimento adquirido por meio da aula passada, será mais fácil determinar os pontos de fusão usando o método gráfico da curva de aquecimento e resfriamento, ou também identificando compostos e suas purezas.
DESENVOLVIMENTO
Calibração do picnômetro
Nessa etapa do experimento usou-se água destilada para calibrar o picnômetro de 5ml de volume. Ao pesá-lo na balança de precisão constatou-se que sua massa era de 13,15 g e ao adicionar água passou a ter 19,09g. Sendo assim, foi feito um calculo básico e percebeu-se que a massa da água era de 5,94g. Antes de repetir o processo mais duas vezes, foi usado acetona para secar o picnômetro impedindo que houvesse diferenças nos resultados posteriores.
Novamente foi realizado o mesmo procedimento, sendo que a massa do picnômetro foi de 13,21g. Ao adicionar água, a massa passou a ser 19,07g. Percebe-se assim, que a massa da água no picnômetro era de 5,86g.