Lab 2
R.3) A) Como o resfriamento da substância é mais lento do que seu aquecimento (devido a dificuldade de controlar a temperatura no aquecimento), se obtém mais valores de temperatura e, devido a isso, o gráfico de resfriamento fica mais preciso, sendo o mais indicado para fazer o cálculo da pureza da substância. B) Sim.
R.4) Quanto mais forte forem as interações intermoleculares, maior será o ponto de fusão. Exemplo: é necessário fornecer mais energia para quebrar uma ligação do tipo ponte de hidrogênio do que para quebrar uma do tipo Van der Waals. Em nível molecular, quando a substância está no estado sólido e se aquecendo, ela vai ganhando energia da chama e suas moléculas começam a se agitar cada vez mais, até que as ligações se rompem (enquanto as ligações se rompem, ocorre a mudança de estado físico e a temperatura permanece quase constante). No resfriamento da substancia, ocorre o inverso e as moléculas se agitam cada vez menos.
R.5) (V*) O enxofre reage com o mercúrio, formando sulfeto de mercúrio, mas as duas substancias são tóxicas, portanto, mesmo que o problema seja resolvido, o mais seguro é usar o procedimento citado em sequência: mesmo que a quantidade de mercúrio presente nos termômetros seja pequena, deve-se ventilar o local por 15 minutos, sem ninguém no local, depois recolher o mercúrio e o vidro quebrado com luvas, remover as bolhas de mercúrio, limpar a superfície com pano úmido e descartar o material em como material contaminante. (V) (F) A chama amarela é uma boa fonte de iluminação, mas a chama ideal para aquecimento é a de coloração azul,