KU KLUX KLAN
- A Ku Klux Klan (KKK) nasceu como um subproduto da guerra civil de 1866 nos EUA. - Foi iniciada pelos grandes produtores agrícolas da região Sul. - Inicialmente, os participantes matavam todos os tipos de negros como forma de ódio e protesto pelo fim da escravidão, que condenou os estados agrários dos EUA.
- O nome derivasse da palavra grega kyklos - que quer dizer círculo, de amigos no caso, e completaram com clã (klan) mas de maneira que fosse indecifrável o nome.
- Os membros do grupo utilizavam túnicas e elmos brancos para simbolizar a grandeza da raça branca e também para intimidar seus alvos e os outros.
- O Símbolo do grupo é uma cruz branca em um circulo e uma gota de sangue no centro. A gota representa o sangue de cristo derramado pela salvação da raça ariana branca e o circulo delimita aqueles que devem ser considerados cidadãos estadunidense.
- Almejava a supremacia dos brancos.
- Com o tempo passaram a matar e torturar os brancos que apoiavam as causas da população negra também.
- O primeiro líder do grupo foi Nathan Forrest, ex-grande exportador de escravos e investidor de terras sulistas.
- Após anos de torturas e problemas para o governo norte americano em, houve a repressão do grupo em 1882 e o desaparecimento de suas atividades durante algumas décadas.
- Mas havia o sentimento de vitória por parte dos membros da KKK, uma vez que alcançara seu objetivo, a supremacia dos brancos.
A Segunda KKK
- O ressurgimento veio com a chegada de imigrantes europeus no final do século XIX, especialmente católicos e judeus.
- Na década de 1920 os membros da Klan passavam de 4 milhões (seu auge).
- Agora o ódio era mais abrangente, incluía xenofobia e antissemitismo.
- A Klan participara da