ktripgipgitkp
1018 palavras
5 páginas
2-- AÇÃO é a atividade que tem como virtude intelectual o conhecimento verdadeiro.
A ação é a única que se realiza entre os homens sem a necessidade da matéria, possuindo um veículo: a palavra.
A ação tem um começo determinado, mas nunca possuí um fim previsível e é irreversível.
- LABOR é a atividade que existe para produzir tudo que é vital ao homem, onde ele retira da natureza tudo que é necessário para a manutenção da vida, mostrando o caráter biológico dessa atividade ligada ao naturalismo radical do ser humano. O labor tem como condição humana a própria vida. Ele é um ciclo incessante: enquanto há vida, há labor. Ele "produz" bens necessários para o desenvolvimento biológico do homem (bens de consumo) e está vinculado à conservação da espécie e da vida enquanto tal, sendo que esta atividade é a que mais nos aproxima dos animais.
TRABALHO é a atividade de transformação da natureza, e tem como virtude intelectual a capacidade raciocinada de produzir.
O trabalho produz um mundo artificial entre o homem e a natureza: os objetos de uso. O criador morre e a obra vive: os objetos do trabalho possuem durabilidade, objetividade, reversibilidade, além de permanência à futilidade humana.
4- A promoção do social incorporou a excelência na esfera privada do labor. A promoção do labor a coisa pública libertou o trabalho da sobrevivência biológica e incorporou-o na praxis política. Os factores que favoreceram a promoção do labor a interesse da sociedade e da esfera pública foram, sobretudo, os seguintes:
- a desagregação entre as capacidades técnicas do trabalho e o desenvolvimento humanístico (o animal laborans é incapaz de reconhecer o valor humanístico da política como meio de excelência e autopromove o valor do trabalho como meio de sobrevivência biológica capaz de atingir a esfera pública);
- a subordinação do labor às explicações das ciências físicas e consequentemente a separação entre ciências físicas e ciências sociais.
5- una: não se