kkkkk
FÍSICA II
1º) A 18 °C e 765 mm de mercúrio, 1,29 litro de um gás ideal tem massa 2,71 gramas. Calcule a massa molar do gás, em g/mol.
2º) Um sistema constitui-se de oxigênio (O2), cuja massa molecular é 32 g/mol. O mesmo está sofrendo transformação no sentido indicado pela seta. Considere que o oxigênio se comporta como gás ideal (gás perfeito).
No diagrama da figura, se a temperatura do gás no estado A é 200 K, que massa de oxigênio está sofrendo transformação?
3º) Um recipiente rígido contém gás perfeito sob pressão de 3 atm. Sem deixar variar a temperatura, são retirados 4 mols do gás, fazendo com que a pressão se reduza a 1 atm. Encontre o número de mols existente inicialmente no recipiente.
4º) Um recipiente aberto contém 12 mols de moléculas de ar, à temperatura de 27 °C. A que temperatura devemos aquecer o recipiente para que o número de mols de moléculas dentro dele fique igual a 9?
5º) Uma amostra de argônio ocupa volume de 112 litros a 0 °C e sob pressão de 1 atmosfera. Sabe-se que a massa molecular do argônio é aproximadamente igual a 40. Quantos mols de moléculas de argônio há na amostra?
6º) Na questão anterior, qual a massa, em gramas, da amostra gasosa?
7º) Um cilindro de oxigênio hospitalar (O2), de 60 litros, contém, inicialmente, gás a uma pressão de 100 atm e temperatura de 300 K. Quando é utilizado para a respiração de pacientes, o gás passa por um redutor de pressão, regulado para fornecer oxigênio a 3 atm, nessa mesma temperatura, acoplado a um medidor de fluxo, que indica, para essas condições, o consumo de oxigênio em litros/minuto.
Note e adote: Considere o O2 como gás ideal. Suponha a temperatura constante e igual a 300K.
A constante dos gases ideais R = 8 · 10–2 litros · atm/mol · K
Assim, determine:
a) o número n0 de mols de O2, presentes inicialmente no cilindro;
b) o número n de mols de O2, consumidos em 30 minutos de uso, com o medidor de fluxo