Kevin
Para recrutar e selecionar pessoas com o perfil de liderança é preciso usar ferramentas que facilitem a identificação desses perfis. O trabalho de selecionar um líder requer o uso de técnicas mais complexas e elaboradas, tais como dinâmicas de grupo, questionários que identifiquem o nível de liderança, entrevistas, testes e simulações de conflitos. O interesse por esse projeto decorre da dificuldade de captação de líderes no amplo mercado de trabalho, e a preocupação com os prejuízos causados pelas más contratações.
O sucesso das organizações depende minuciosamente de fatores básicos de gerenciamento. Dentre eles destacamos um conceito de suma importância e de interligação com todos os outros, a liderança. Ela é influenciada e aplicada de maneira interpessoal, e dirigida por um processo de comunicação humana para alcançar objetivos traçados pela instituição.
O líder é aquele que influencia e conduz pessoas a atingir um objetivo comum, motivando através de técnicas e conceitos o capital intelectual da organização, destaca-se pela sua comunicação, flexibilidade e resiliência diante dos obstáculos. Uma liderança eficaz e preparada garante o sucesso da organização.
O Recursos Humanos tem a principal função no processo de recrutamento e seleção de um líder, usando de técnicas e conceitos tem o encargo de selecionar líderes competentes e qualificados.
A má contratação de um líder pode acarretar graves problemas na organização tanto da parte dos colaboradores quanto aos objetivos a serem conquistados, criando uma situação caótica na empresa. Portanto, a melhor maneira de se recrutar líderes eficazes é investindo em um impecável processo de recrutamento e seleção, usando de todos os artifícios necessários para a contratação de um profissional qualificado, o líder.
1 A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NAS ORGANIZAÇÕES
De acordo com Chiavenato (2005), com o crescimento das empresas, que se desenvolvem de maneira frenética com o aumento do capital,