Kerlita
Os ovários são órgãos pareados que surgem no período fetal a partir do mesmo tecido embrionário que os testículos. São do tamanho e de forma de amêndoas. Encontram-se um de cada lado da cavidade pélvica, mantidos no lugar por ligamentos suspensórios, largos e ovários. Cada ovário contém um hilo por onde entram nervos, vasos sanguíneos e vasos linfáticos. No ovário, os óvulos surgem a partir do epitélio germinativo. Neste, que reveste todo o órgão, as células multiplicam-se originando folículos ováricos cheios de líquido. São neste que ocorre a ovogênese ou ovulogênese, onde se forma um óvulo por folícula. Quando este último fica maduro, ele se rompe, liberando o óvulo para a parede da tuba uterina. Este processo é chamado de ovulação.
As vias condutoras dos gametas- são canais por onde passam os gametas masculinos, desde os testículos até serem eliminados nas vias genitais femininas. Já as vias condutoras dos gametas femininas são as tubas uterinas. Na Tubas uterinas ocorre a fecundação, ou seja, a união do espermatozóide com o óvulo, formando-se a célula-ovo.
O pênis é o órgão masculino da cópula. Sua ereção ocorre graças à entrada de sangue. Consiste em uma raiz e um corpo. A raiz é a parte fixa do pênis e o corpo é a parte livre ou pendular do órgão. A glande do pênis está separada do resto do corpo pelo colo da glande. Uma camada dupla de pele passa do colo para a glande, para