Katia ATPS Plano
BABY ALEXANDRA MONTEIRO FEIJÓ RA:
1299883097
ÉDINA MARA RODRIGUES– RA4588906077
KARINA SANTOS CARDOSO RA: 4311778040
KATIA ROSALIA DOS SANTOS DORNELES-RA 4300077405
RITA LEE DA FONSECA NOVO– RA 4542877528
PAOLA PIRES PINHEIRO-RA 4536881038
SOFIA VERGINIA FONSECA STROMSTEN– RA 4300064417
DIDÁTICA
RIO GRANDE
2012
Didática teórica e Didática prática: para além do confronto
Após a leitura do texto designado foi possível compreender o imenso abismo existente entre a didática teórica e a prática.
A didática teórica busca evitar a rotina e a improvisação, de maneira a garantir que os objetivos almejados sejam alcançados, garantindo a segurança e a eficiência na direção do ensino e, desta forma, economizando tempo e energia. A didática abrange três tipos de planejamento: Planejamento educacional, curricular e ensino. Estes planejamentos partem do mais geral até o mais específico. O planejamento educacional elabora as metas no nível de País, enquanto os outros dois vão afunilar estas metas, indo para o plano da escola e o outro da sala de aula.
O plano de aula é responsabilidade primordial do professor e dentro dele há alguns aspectos relevantes que precisam ser considerados, como unidade, continuidade, flexibilidade, precisão e clareza, objetividade e realismo, além da adequação ao nível do aluno. Mas para isto o professor precisa conhecer a realidade onde irá atuar, para que, posteriormente, saiba quais atividades devem ser feitas, pois conhece a quem elas se destinam. Esta é considerada a primeira etapa para a realização de um planejamento de ensino. Definidos o público alvo, o professor precisa concentra-se, então, nos objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino, recursos de ensino (que são os materiais humanos e físicos) e na avaliação.
Mas segundo alguns teóricos, este planejamento teórico é apenas mais uma etapa burocrática realizada nas escolas, que não apresenta sentido algum para o desenvolvimento da sala de