Kartcross artesanal
A detonação é caracterizada pela queima de uma grande massa de combustível rapidamente. O ponto de ignição é uma grandeza que pode afetar significativamente esse fenômeno. Se o ponto de ignição do motor estiver muito adiantado, ocorre a queima de uma grande massa do combustível durante a compressão. Isto eleva excessivamente a pressão e a temperatura no interior da câmara de combustão. A parcela restante da mistura, que ainda não queimou, poderá reagir de uma só vez. Essa reação pode provocar o efeito de detonação. Quando isto ocorre, a temperatura e a pressão se elevam. A reação de combustão gera ondas de choque que refletem nas paredes da câmara e causam vibração em todo o motor. Esta vibração pode ser ouvida pelo condutor ou a quem estiver perto do veiculo. É um ruído semelhante a batidas metálicas. A detonação é muito prejudicial ao motor, principalmente em rotações médias e altas. As temperaturas elevadas aumentam o desgaste do motor, oxidam o óleo lubrificante e podem fundir as peças internas.
Nas figuras abaixo são apresentadas às diferenças entre uma combustão correta e outra onde ocorre detonação. A figura 5.1 mostra uma combustão correta, onde a chama propaga continuamente até alcançar as paredes do cilindro. Na figura 5.2 é apresentada a ocorrência de detonação. Observe que a chama inicia corretamente, mas o aumento da temperatura causa uma explosão da mistura não queimada (3° quadro).
PRÉ – IGNIÇÃO
Não ser confundido detonação com pré-ignição. A pré-ignição ocorre quando um ponto quente no interior da câmara inicia uma segunda frente de chama. Esse ponto quente pode ser uma carbonização ou a própria vela superaquecida. A pré-ignição é uma ignição fora de hora. Se ocorrer antes da ignição normal, a pré-ignição pode causar uma detonação, pois na verdade, é como se o motor estivesse com o ponto de ignição adiantado.