Karl Marx
A metodologia utilizada foi o conhecimento pessoal e a pesquisa bibliográfica.
Rondonópolis/2015
Introdução
Karl Marx nasceu em Trier (na época no Reino da Prússia) em 5 de
Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883.
Era o filho mais novo de uma família judaica de classe média da cidade. Em Iena, obteve em 1841, o seu doutoramento em Filosofia com uma tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro.
No ano seguinte tornou-se redator-chefe de um jornal da província de
Colônia, onde conheceu Friedrich Engels, durante visita deste a redação do jornal.
Em 1844, após sua mudança para Paris no ano anterior, trabalha na edição do primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, principal divulgação dos hegelianos da esquerda. Pouco tempo depois, por divergências ideológicas, rompe com os líderes deste movimento, Bruno
Bauer e Ruge.
Rondonópolis/2015
Sozinho, Marx escreveu A Miséria da Filosofia (1847), a polêmica veemente contra o anarquista francês Proudhon.
O Manifesto Comunista, de 1847, foi a última obra comum de Marx e Engels. A obra se constitui em um breve resumo do materialismo histórico e apelo à revolução.
Após estabelecer – se em Bruxelas, passa a fazer parte de organizações clandestinas de operários e exilados. Em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista.
Rondonópolis/2015
Infraestrutura(base) e Superestrutura
Marx, considerava que não se pode pensar a relação individuo e sociedade separadamente das condições matérias em que essa relação se apoiam Para ele, as condições matérias de toda sociedade condicionam as demais relações sociais. Por isso, o estudo de qualquer sociedade deveria partir justamente das relações sociais( de produção) que os homens estabelecem entre si e no processo de produção.
Infraestrutura: é o modo de produção, a maneira básica com que a sociedade organiza a