KARL MARX
Luta de classes: confronto entre a classe opressora, burguesia, e a classe oprimida, proletariado, que atuam como classes opostas no capitalismo. Para Marx a evolução histórica da sociedade se dá por essa luta de classes.
Alienação: segundo Marx é a condição onde o trabalho ao invés de ser um instrumento para a realização do homem e de sua condição humano, se torna instrumento de escravidão, acabando por desumanizá-lo, tendo sua vida e valores medidos pelo que se acumula e possui.
Mais-Valia: Exploração do trabalhador. Diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base do lucro no sistema capitalista.
Relações de produção: Formas pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Como adquirem matéria prima, como utilizam instrumentos e técnicas, como se organizam: Relação de Cooperativismo (mutirão); Exploração (escravidão); Modo capitalista (trabalhavam na indústria).
Materialismo histórico: Compreenderam que as sociedades humanas viabilizam suas relações a partir da forma pela qual os bens de produção são distribuídos entre os seus integrantes. Dessa forma, as condições socioeconômicas (infraestrutura) acabavam determinando como a cultura, o regime político, a moral e os costumes (superestrutura) se configurariam. Considera as formas de produção econômica como os únicos fatores realmente determinantes do desenvolvimento histórico e social. As demais esferas culturais, como religião, moral, direito, Estado, ciência, arte e filosofia são meras derivações que representam uma espécie de superestrutura sobre a infraestrutura econômica. A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc).”A economia é a base da estrutura da sociedade”
Ditadura do Proletariado: refere-se à condição no